Teatro Municipal de Ilhéus pede socorro

O histórico piano quase no meio da rua
Rede Social

Infiltrações, problemas nos sistemas hidráulico, elétrico e de ar condicionado. Descaso total. Para além de questões estruturais, espetáculos escassos e a utilização do equipamento, na maioria das vezes, em eventos que deveriam acontecer em outros espaços públicos, para preservar o equipamento.  O piano - resultado de uma campanha de décadas atrás feita pelos próprios artistas -, escorado na entrada principal. O Teatro Municipal de Ilhéus vive um drama com a falta de atenção das autoridades.

Nas redes sociais, o produtor cultural Elson Rosário denuncia. "O piano de meia-cauda que faz parte do patrimônio mobiliário tombado do Teatro Municipal de Ilhéus está em pleno processo de degradação física com duas teclas quebradas, desafinado e pontos corroídos na madeira da sua estrutura. Sem a capa de proteção e com a fechadura quebrada está literalmente jogado num canto do foyer com a parte do teclado encostado na parede para evitar a manipulação indevida por parte dos frequentadores e turistas que costumam posar para fotos ao lado do instrumento musical".

Nos eventos, há meses, o ar condicionado não atende a demanda. Na parte superior e nos banheiros, infiltrações. Um ativista cultural, que preferiu não ser identificado, temendo represálias, disse que "falta aquele olhar cuidadoso de quem sabe o que é promover cultura". Denuncia também que no comando há "excesso de arrogância e pouca autoridade de gestão". O caso parece ter se agravado com a junção das secretarias de Cultura e Turismo. "O prefeito juntou uma que tinha dificuldade com outra que não tinha prestígio", afirma o ativista, concluindo que essa fórmula, além de perigosa, pode custar um preço alto para o equipamento.

Nos últimos dias, a cena que simbolizou este descaso ficou exposta na fachada quase centenária do TMI. Uma faixa de pano, de extremo mal gosto, foi afixada, escondendo a beleza e importância arquitetônica do teatro que, durante anos, já foi motivo de orgulho da cidade e de mais respeito dos governos.

O JBO tentou contato com o secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Airton Carvalho, que antes de assumir o cargo, também foi um dos gestores da cultura, para saber se há planejamento para a recuperação do teatro. Airton, entretanto, não deu retorno.

Esta foi a segunda tentativa de contato desta redação com o secretário. Na primeira, ele leu a mensagem e não respondeu. Ao que tudo indica o novo secretário de comunicação tem dificuldade de comunicar.